quinta-feira, 16 de julho de 2009

Vida, interrompida.

E, finalmente, eu entendo a beleza do (possivelmente) mais famoso poema do Drummond*. Entendi... de repente... como alguem que acha uma pedra no meio do caminho. So' que, no meu caso, a pedra foi um buraco.

Cheguei em Bangkok com tudo!
Entre os milhares, eu tinha a coragem. Entre as dezenas, eu fui um dos 7. Entre os mais de trinta eu tinha sido a unica.

Entao, com tudo, la estava eu. A mochila pesada nas costas. O interesse nutrido por dois anos. A bolsa, os bahts, os dolares que se tornariam kyats.Vontade, completa de boa vontade. Camera nova. Os ideais e o idealismo que permeiam o meu coracao. Um guia, alguns textos impressos. O pouco conhecimento e as leituras que suplementam meu ativismo e a minha paixao. Energia, esperanca. Empolgacao. Meu pai como exemplo. Eu era corpo e alma. Eu tinha cara e muita coragem. Eu tinha tudo.


Mas... um buraco. Tinha um buraco no meio do caminho. E o buraco me tomou o pe'. E eu tinha tudo, menos o pe' esquerdo. E sem o pe' esquerdo TUDO era nada.



* No meio do caminho

No meio do caminho tinha uma pedra
tinha uma pedra no meio do caminho
tinha uma pedra
no meio do caminho tinha uma pedra.

Nunca me esquecerei desse acontecimento
na vida de minhas retinas tão fatigadas.
Nunca me esquecerei que no meio do caminho
tinha uma pedra
tinha uma pedra no meio do caminho
no meio do caminho tinha uma pedra.

Carlos Drummond de Andrade
In Alguma Poesia
Ed. Pindorama, 1930

4 comentários:

Alessandra Teixeira disse...

Um dia li no orkut de algue'm que o corpo e', na verdade, o nosso unico bem.
Os tempos que passei com o pe'... alias, sem o pe', me fizeram pensar muito nisso.

Fabi disse...

Lindooooo... Fiz uma resposta no meu blog para o seu texto. Saudades infinitas...vontade gigante de falar contigo. Amo, amo, amo, amo... (http://viagensdepenelope.blogspot.com/)

Alessandra Teixeira disse...

Fabiiiiiiiii! É a primeira vez que alguém me escreve algo tão lindo, verdadeiro e profundo quanto vc escreveu. Muito, muito, muito obrigada. Amo vc!

Alessandra Teixeira disse...
Este comentário foi removido pelo autor.